A infertilidade masculina os seus fatores de influência

A infertilidade afeta igualmente homens e mulheres. Cerca de 40% dos casos de casais com dificuldades em conceber um filho devem-se à infertilidade masculina e cerca de 40% à feminina.

Os restantes 20% estão associados a ambos os parceiros. A infertilidade masculina pode estar relacionada com uma variedade de problemas e, em muitos casos, a uma combinação de fatores de influência. As causas mais frequentes inserem-se nas seguintes categorias:

Infertility sign

Causas da infertilidade masculina

Distúrbios de esperma

As causas mais comuns da infertilidade masculina estão associadas aos distúrbios da produção e ao desenvolvimento dos espermatozoides. Estes incluem, por exemplo, a forma anómala, fraca motilidade ou simplesmente uma baixa taxa de espermatozoides, a qual poderá ser anormalmente baixa (oligospermia) ou nula (ausência de espermatozoides = azoospermia).

Estes distúrbios podem ser atribuídos a diferentes fatores, incluindo:

  • Condições inflamatórias ou doenças infeciosas, como o vírus que causa a papeira
  • Doenças imunológicas, que afetam o esperma
  • Disfunções da hipófise, hormonais ou endócrinas
  • Estilo de vida e fatores ambientais como, por exemplo, uma dieta desequilibrada

Doenças genéticas direta ou indiretamente relacionadas com anomalias do esperma. Patologias como a anemia falciforme, a síndrome de Noonan, a distrofia miotónica e a hemocromatose podem causar disfunção testicular e anomalias nos espermatozoides. Outras doenças como a fibrose quística, a síndrome de inversão sexual e outras anomalias cromossómicas podem causar azoospermia ou oligospermia.

Discinesia Ciliar Primária (PCD)

É uma anomalia genética na qual a motilidade dos espermatozoides está comprometida, embora a taxa de espermatozoides seja normal. A síndrome de Kartagener é um exemplo deste tipo de doença.

Anomalias anatómicas

Obstruções no trato genital podem bloquear parcial ou totalmente o movimento do líquido seminal e provocar infertilidade. Estas anomalias podem ser congénitas ou causadas por inflamações ou infeções do trato urogenital.

Cicatrizes resultantes de cirurgias genitais também podem provocar obstruções ou varicocele escrotal.

Geralmente estas obstruções podem ser removidas cirurgicamente.

Supressões Mitocondriais

A mitocôndria possui um conjunto de genes diferentes dos cromossomas normais que se encontram no núcleo. A investigação demonstrou que a ausência ou alteração desses genes no ADN mitocondrial pode causar infertilidade1.

Doenças secundárias

A diabetes, a doença do fígado e a doença renal podem causar infertilidade secundária (incapacidade de engravidar após o nascimento de um ou mais filhos). Há também uma série de medicamentos e tratamentos para outras doenças que podem causar infertilidade.

Além destes factores, a disfunção eréctil também pode reduzir estatisticamente as hipóteses de concepção.

O que é a infertilidade idiopática?

Embora existam várias causas para a infertilidade masculina, por vezes é difícil identificar a origem exata. A infertilidade cuja explicação não é evidente é designada por infertilidade idiopática.

Nestes casos os parâmetros do esperma podem apresentar anomalias, não sendo possível determinar a(s) causa(s).Poderá não existir qualquer anomalia reprodutiva e, no entanto, as tentativas de conceção não são bem-sucedidas. Aproximadamente 30% dos casos de infertilidade masculina são classificados como idiopáticos.

Geralmente, os homens com infertilidade idiopática apresentam um declínio inexplicável na qualidade do esperma (motilidade, taxa de espermatozoides e morfologia) apesar do bom funcionamento do sistema endócrino e de resultados normais em exames médicos relevantes. Em muitos destes casos, alterações positivas ao estilo de vida podem ajudar a aumentar a fertilidade.

É importante evitar o consumo excessivo de álcool, tabaco e outras drogas. A prática de exercício físico adequado e um peso corporal saudável podem aumentar a fertilidade. Também é particularmente importante atender às necessidades nutricionais do corpo, indispensáveis à saúde reprodutiva.

Suplementos alimentares para a fertilidade masculina
Descubra quais os suplementos que contêm extrato de casca de pinheiro.

Os suplementos para a fertilidade masculina combinam vários nutrientes, de modo acriarem poderosos comprimidos intensificadores de fertilidade.

Um comprimido contém extrato de casca de pinheiro, tendo já comprovado a sua eficácia no tratamento da infertilidade idiopática2.

Mas atenção, estes produtos variam amplamente em termos da relação qualidade e de preço. Saiba quais os produtos que merecem o seu tempo e o seu dinheiro.

Bibliografia

  1. Kao, S. et.al. (1995). Mitochondrial deoxyribonucleic acid 4977-bp deletion is associated with diminished fertility and motility of human sperm. Biology of Reproduction, Volume 52, Issue 4, (pp. 729-36).”
  2. “Nikolova, V. et.al. (2007). Sperm parameters in male idiopathic infertility after treatment with prelox. Akush Ginekol (Sofiia), Volume 4, Issue 5, (pp. 7-12).”