O cobre é necessário para manter o metabolismo e os níveis hormonais que promovem a fertilidade feminina saudáveis.

O organismo precisa de cobre (Cu) para regular um conjunto de processos metabólicos, inclusive o metabolismo hormonal. Por esse motivo, o cobre tem um papel importante para a fertilidade da mulher. As concentrações de cobre são reguladas pelo organismo, que elimina o excesso de cobre através de mecanismos homeostáticos, sempre que necessário. Isto acontece porque tanto o excesso, como a escassez de cobre podem ter efeitos adversos para a saúde.

A deficiência de cobre afeta negativamente a fertilidade feminina

A investigação demonstrou que baixas concentrações de cobre no plasma sanguíneo podem prejudicar a fertilidade feminina. Soltan e Jenkins analisaram as concentrações plasmáticas de cobre de 93 mulheres.1Participaram neste estudo 35 mulheres férteis e 48 mulheres inférteis.

Resultados

O estudo concluiu que:

  • As concentrações de cobre eram significativamente mais baixas nas mulheres inférteis do que nas mulheres férteis.
  • As mulheres com problemas de fertilidade secundários também possuíam concentrações plasmáticas de cobre ligeiramente inferiores.

Níveis insuficientes de cobre podem reduzir a fertilidade feminina. Isto acontece pois afetam o metabolismo normal do estrogénio.

Estudos de suplementação de cobre e magnésio em animais

A investigação identificou uma correlação entre baixos níveis de cobre e magnésio e a fertilidade reduzida em vacas Holstein e novilhas. Ingraham e colegas atribuíram aleatoriamente tratamentos de suplementação a 204 novilhas Holstein2.Os animais deste estudo receberam um dos seguintes suplementos dietéticos: apenas cobre, apenas magnésio, uma combinação de cobre e magnésio, ou ainda, nenhum suplemento. Foram recolhidas amostras de sangue após o tratamento com suplementação e nas semanas 1, 2, 4, 6, e 8 após o parto, tendo-se analisado os níveis plasmáticos de magnésio e de cobre.

Resultados

O estudo concluiu que:

  • 92% dos animais que receberam a combinação de cobre e magnésio conceberam. Contudo, nos outros grupos, a média de conceção foi de apenas 75%.

Assim, o estudo concluiu que a fertilidade das vacas Holstein e novilhas melhorou efetivamente com a suplementação dietética de cobre e magnésio. Estes oligoelementos trabalham em conjunto para a promoção de uma fertilidade saudável.

Fontes de cobre

O cobre está presente em muitos alimentos. As couves, nozes, ostras, produtos de soja fermentados, cogumelos e queijo de cabra contêm elevadas concentrações deste mineral.

Resumo

Baixos níveis de cobre podem reduzir a fertilidade feminina na medida em que afetam os processos metabólicos normais. Este oligoelemento é necessário, a par com outros minerais como o magnésio, o zinco e o ferro, para a fertilidade saudável da mulher.

Nutrientes de reforço da fertilidade

Para ela

Para ele

Combinação de suplementos nutricionais para a fertilidade masculina

Muitos suplementos combinam nutrientes benéficos para a fertilidade criando um poderoso comprimido de reforço da fertilidade.

Mas atenção, estes produtos variam amplamente em termos de qualidade e de preço. Saiba quais os produtos que merecem o seu tempo e o seu dinheiro.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

  1. “Soltan, M. and Jenkins, D. (1983). Plasma copper and zinc concentrations and fertility, British Journal of Obstetrics and Gynaecology, Volume 90, Issue 5, (pp. 457-9.).”
  2. “Ingraham, H. et.al. (1987). Correction of subnormal fertility with copper and magnesium supplementation, Journal of Dairy Science, Volume 70, Issue 1, (pp. 167-80.).”
About the author
Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

clear formSubmit