Os estudos comprovaram que o extrato de casca de pinheiro pode ajudar a melhorar a saúde do esperma. Pode contribuir também para melhorar a função eréctil, quando ingerido com o aminoácido L-arginina.
Nos últimos anos, tem-se verificado um interesse crescente pelos extratos de plantas com alto teor em polifenóis, Trata-se, por exemplo, do extrato de pinheiro, das sementes de uva ou do chá verde.
Os principais compostos bioativos dos extratos destas plantas denominam-se proantocianidinas e possuem fortes capacidades antioxidantes.
Além disso, também contribuem para aumentar a produção do neurotransmissor óxido nítrico, que regula a circulação sanguínea. Um estudo demonstrou que o extrato de casca de pinheiro pode ser benéfico para a fertilidade masculina, quando ingerido juntamente com o aminoácido arginina1.

O extrato de casca de pinheiro e a saúde dos espermatozoides
Em muitos países, o extrato de casca de pinheiro é categorizado como um suplemento alimentar. Ele possui bastantessemelhanças com o extrato de sementes de uva e de chá verde. Em 2002, Roseff publicou as conclusões do seu estudo sobre os efeitos do extrato de casca de pinheiro nos parâmetros do esperma de homens subférteis2.
Este estudo clínico prospetivo, não aleatório, foi realizado numa clínica privada de fertilidade. Participaram no estudo 19 homens subférteis, que receberam 200 mg de extrato de casca de pinheiro diariamente, ao longo de 90 dias. Foram recolhidas e analisadas amostras de esperma, antes e depois do tratamento. Nas amostras, analisou-se a contagem, a motilidade e a morfologia espermática.
O número de pacientes envolvidos neste estudo foi demasiado reduzido, para que se possa chegar a conclusões definitivas. No entanto, este estudo constituiu uma importante pista sobre as capacidades antioxidantes dos extratos polifenólicos no tratamento de homens subférteis.
Resultado
O estudo concluiu que:
- Houve uma melhoria nos valores médios de motilidade, morfologia e contagem espermática, após a suplementação de extrato de casca de pinheiro.
Este estudo sugere que os efeitos antioxidantes das proantocianidinas podem ajudar a reduzir o stress oxidativo, o que por sua vez pode estar na origem da má qualidade do esperma.
Melhorar os parâmetros seminais com extrato de casca de pinheiro
Um estudo realizado por Nikolova e colegas, publicado em 2007, investigou os efeitos da combinação do extrato de casca de pinheiro com a L-Arginina em 50 homens inférteis3.
Este estudo aleatório duplo-cego, cruzado e placebo-controlado teve a duração de 4 meses. O primeiro mês foi um período de introdução, seguido de dois meses de tratamento e um mês de repouso farmacológico. Foram determinados os parâmetros convencionais de esperma. Realizaram-se testes às propriedades funcionais dos espermatozoides, e ainda, testes de penetração do esperma no muco cervical.
Resultado
Este estudo concluiu que:
- A suplementação combinada de L-Arginina e extrato de casca de pinheiro aumentou a qualidade do esperma em homens de meia-idade com infertilidade idiopática.
Os efeitos antioxidantes do extrato de casca de pinheiro, combinados com a arginina, têm resultados positivos nos parâmetros espermáticos. Já foi provado que a arginina, por si só, melhora a motilidade espermática4. No entanto, quando combinada com o extrato de casca de pinheiro, a saúde do esperma parece apresentar ainda mais melhorias. Outros estudos sobre a arginina e o extrato de casca de pinheiro confirmaram as descobertas positivas de Nikolova e colegas, não se tendo identificado quaisquer efeitos secundários negativos5.
Tratar a disfunção eréctil com picnogenol e arginina
Stanislavov e Nikolova investigaram os efeitos do extrato de casca de pinheiro e arginina no tratamento da disfunção eréctil6. Tanto o extrato de casca de pinheiro, como a arginina, aumentam a produção endógena de óxido nítrico. O organismo necessita de óxido nítrico para iniciar e sustentar a ereção do pénis, através do aumento da dilatação vascular.
Este estudo teve a duração de três meses.Participaram 40 homens, com idades entre os 25 e os 45 anos. Ao longo dos três meses, os participantes receberam o equivalente a 1,7 g de arginina diariamente. No segundo mês, os participantes receberam, adicionalmente, 40 mg de extrato de casca de pinheiro, duas vezes por dia. No terceiro mês, os participantes ingeriram 40 mg de extrato de casca de pinheiro, três vezes por dia.
Resultados
Este estudo concluiu que:
- Durante o primeiro mês, alguns participantes, estatisticamente pouco relevantes (5%), alcançaram uma função eréctil normal.
- Durante o segundo mês, 80% dos pacientes recuperou plenamente a sua função sexual.
- No último mês do ensaio, 92,5% dos homens afirmou ter uma ereção normal.
Este estudo sugere que a arginina é mais eficaz no tratamento da disfunção eréctil quando combinada com extrato de casca de pinheiro. Um estudo mais recente, que utilizou Prelox para tratar a disfunção eréctil, apresentou resultados idênticos7. Não se conhecendo quaisquer efeitos secundários associados, esta combinação pode ser uma terapêutica natural para os homens que pretendem melhorar a sua função sexual.
Conclusão
A investigação atual sugere que o extrato de casca de pinheiro pode ajudar a melhorar a morfologia, a contagem e a motilidade do esperma. Considera-se que isso se deve às capacidades antioxidantes das proantocianidinas. O extrato de casca de pinheiro também pode contribuir para melhorar a função sexual. Pode ser considerado um tratamento natural para a disfunção eréctil. Os estudos comprovam que o extrato de casca de pinheiro é mais eficaz quando combinado com o aminoácido arginina. Não se conhecem quaisquer efeitos secundários adversos associados à ingestão de extrato de casca de pinheiro para aumentar a fertilidade masculina.
Usar extrato de casca de pinheiro para melhorar a motilidade e morfologia do esperma

O extrato de casca de pinheiro é um poderoso nutriente para o reforço da fertilidade masculina. No entanto, este é apenas um dos vários nutracêuticos coadjuvantes da fertilidade. Os estudos clínicos de investigação têm demonstrado consistentemente que:
Por conseguinte, comparámos as principais combinações de suplementos para a fertilidade masculina através de uma avaliação paralela e transparente.
Nutrientes para a fertilidade masculina que beneficiam a morfologia do esperma
Bibliografia
[ssba_hide]
- “Stanislavov, R. et.al. (2009). Improvement of seminal parameters with Prelox: a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over trial. Phytotherapy Research, Volume 23, Issue 3, (pp. 297-302).” ↩
- “Roseff, S. (2002). Improvement in sperm quality and function with French maritime pine tree bark extract. Journal of Reproductive Medicine, Volume 47, Issue 10 (pp.821-4).” ↩
- “Nikolova, V. et.al. (2007). Sperm parameters in male idiopathic infertility after treatment with prelox. Akush Ginekol (Sofiia), Volume 4, Issue 5, (pp. 7-12).” ↩
- “Scibona, M. et. al. (1994). L-arginine and male fertility, The Italian Journal of Urology and Nephrology, Volume 46, Issue 4, (pp.251-3).” ↩
- “Stanislavov, R. et.al. (2009). Improvement of seminal parameters with Prelox: a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over trial. Phytotherapy Research, Volume 23, Issue 3, (pp. 297-302).” ↩
- “Stanislavov, R. and Nikolova, V. (2003). Treatment of erectile dysfunction with Pycnogenol and L-arginine. Journal of Sex & Marital Therapy, Volume 29, Issue 3, (pp. 207-13).” ↩
- “Stanislavov, R. et.al. (2008). Improvement of erectile function with Prelox: a randomized, double-blind, placebo-controlled, crossover trial. International Journal of Impotence Research, Volume 20, (pp. 173-80)”. ↩
- “http://humupd.oxfordjournals.org/content/14/3/243.full” ↩
- “Imhof, Martin et al., “Improvement of sperm quality after micronutritient supplementation” ↩