Estudo clínico: A composição de ácidos gordos (AG) dos espermatozoides é um fator determinante para a fertilidade
Em 2009, oitenta e dois homens com infertilidade idiopática e setenta e oito homens férteis foram inscritos num estudo clínico. Nesse estudo, os respetivos parâmetros de esperma foram avaliados de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde.
Foi avaliada a composição de ácidos gordos polinsaturados (AGPI) no plasma sanguíneo e nos espermatozoides dos participantes.desta forma, foram medidos vários ácidos gordos e enzimas, nomeadamente:1
- ácidos gordos ómega-3: ácido alfa-linolénico (ALA), ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA),
- concentrações de ácidos gordos ómega 6: ácido linoleico (LA) e ácido araquidónico (AA)
- e níveis das enzimas antioxidantes no plasma seminal, nomeadamente: catalase (CAT) e superóxido dismutase (SOD).

Resultados
- Os participantes férteis possuíam níveis mais elevados de ácidos gordos ómega-3 no sangue e nos espermatozoides do que os participantes inférteis.
- A relação ácidos gordos ómega-6 / ómega-3 no soro analisado foi significativamente maior nos participantes inférteis (14,8) do que no grupo de controlo fértil (6,3).
- Além disso, por comparação aos participantes férteis do grupo de controlo, os níveis de ácido araquidónico (ácido gordo ómega 6 polinsaturado) dos participantes inférteis aumentaram e o índice ómega-3 (EPA+DHA) diminuiu.
- Os participantes inférteis apresentaram uma maior relação média de ácido docosahexaenóico:DHA / ácido araquidónico:EPA (6,4 e 12,0 respetivamente) do que os participantes férteis (3,3 e 6,7 respetivamente).
- Foi descoberta uma forte correlação negativa entre as relações de docosahexaenóico:DHA e ácido araquidónico: EPA e a contagem espermática total, a motilidade do esperma e a morfologia do esperma.
Os participantes inférteis apresentaram concentrações claramente inferiores de ácidos gordos ómega-3 no esperma do que os participantes férteis. Estes resultados, tal como outros estudos,2 sugerem que a suplementação com ómega-3 é uma abordagem sensata em termos de terapia para homens com infertilidade idiopática.
Melhorar a qualidade do esperma
Há uma série de medidas que os homens podem adoptar para melhorarem a qualidade do seu esperma. Entre elas incluem-se opções de estilo de vida como, por exemplo, evitar o consumo de “fast food”, nicotina e álcool e optar pela prática regular de exercício físico, por um sono reparador e por reduzir o stress do dia-a-dia.
Além disso, a ciência têm demonstrado que é possível aumentar a contagem espermática através da ingestão de suplementos alimentares.
Os aminoácidos, as vitaminas e os oligoelementos são nutrientes naturais sem quaisquer efeitos secundários previstos. Pelo contrário, aumentar a provisão destes micronutrientes traz benefícios significativos para a saúde. Beneficia a estabilização do sistema imunitário e a circulação cardiovascular e para a saúde da pele e do cabelo.
Como tal, não existe qualquer motivo, do ponto de vista médico, para que não seja implementada uma dieta rica em micronutrientes. Esta dieta deve ser feita durante meio ano, ou um ano, antes de a mulher engravidar.
Benefícios dos ácidos gordos ómega-3 para as mulheres
Os ácidos gordos ómega-3, enquanto elementos de base fundamentais para o feto, são um nutriente extremamente importante para as mulheres grávidas.
Utilizar ómega-3 para melhorar a fertilidade masculina

Como tal, não existe qualquer motivo, do ponto de vista médico, para que não seja implementada uma dieta rica em micronutrientes. Esta dieta deve ser feita durante meio ano, ou um ano, antes de a mulher engravidar.
Os ácidos gordos ómega-3 são um nutriente benéfico para a fertilidade masculina. Eles são apenas um dos vários nutracêuticos coadjuvantes da fertilidade. Embora o ómega-3 afete positivamente a qualidade global do esperma, não protege os espermatozoides dos danos causados pelo stress oxidativo.
Os estudos clínicos de investigação têm demonstrado consistentemente que:
Por conseguinte, comparámos as principais combinações de suplementos para a fertilidade masculina através de uma avaliação paralela e transparente.
Nutrientes que aumentam a contagem, morfologia e motilidade do esperma.
Bibliografia
[ssba_hide]
- “http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19666200” ↩
- “http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22659579” ↩
- “http://humupd.oxfordjournals.org/content/14/3/243.full” ↩
- “Imhof, Martin et al., “Improvement of sperm quality after micronutritient supplementation” ↩